sexta-feira, 8 de julho de 2011

O significado das rosas

   - Não gosto de rosas!
   Foi essa afirmação que ontem deixou meus amigos chocados na mesa de um bar.
  Não, não gosto de rosas e existe toda uma tese de persuasão de defesa sem tirar a beleza desse tipo de flor, o que é impossível, mas a meu ver a rosa tem vários significados que se contradizem entre eles como, por exemplo:

Existe a rosa que se define na palavra amor, o ser apaixonado que presenteia seu amado (a) com buque de rosas vermelhas, traduzindo todo o afeto já implícito na cor, um galanteio que inspira a felicidade da paixão, escrita no cartão perfumado que se resume na razão do viver, alimentando o ego de quem as recebe, transformando um dia qualquer em um dia romântico, inspirando todo ser sensível que se encanta com tal ato apaixonado, provocando suspiros e inveja aos carentes.

Outro caso é a rosa do perdão, aquela que faz parte do esquema de algum traidor (a), esses utilizam rosas para evitar a perda da confiança, ou, para reconquistá-la. Os safados geralmente sabem usufruir deste artifício, enganam e convencem qualquer pessoa com apenas rosas e os fracos se entregam aos perdões manjados dos traidores arrependidos de plantão.

Em um caso mais mórbido a rosa significa a morte, a morte de um amor, de um parente, de um amigo, ela representa o amor eterno, um gesto de carinho e saudade unindo-se a todos os sentimentos que oscilam nessas trágicas situações, falando do aspecto pessoal, um pouco triste, a rosa nesse caso me faz lembrar a morte de um ente querido onde vi a dor nos olhos de quem perdeu o amor de uma vida, nas mãos duas flores, uma rosa branca desejando-lhe a paz, outra vermelha representando a ultima demonstração de despedida, de amor, ambas tinham em comum a dor.

Essa é a minha visão do significado das rosas, ao mesmo tempo em que significam amor, paixão, carinho transformam-se em traição, erros, arrependimentos, prevenção, cautela, dor e por fim a morte. Se analisarmos bem, é muito significado para uma planta.



2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa um pouco radical, mas tem nexo sua opinião.

LUANA disse...

TAMBÉM NÃO GOSTO DE ROSA =]

BEIJOS LUANA